Ministra promete segurança aos brasileiros no Suriname

{ Posted on 09:53 by Blog do Flávio Chaves }

A ministra interina de negócios estrangeiros do Suriname, Jane Aarland, garantiu ao ministério das Relações Exteriores do Brasil que seu país fará todos os esforços necessários para garantir a integridade física e a segurança dos brasileiros que vivem no Suriname. Aarland conversou na noite deste sábado (26) com o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota. Segundo o Itamaraty, a ministra garantiu que o governo do Suriname vai trabalhar para evitar ataques a brasileiros. Na véspera da noite de Natal, dia 24, um conflito entre surinameses e brasileiros na cidade de Albina, no nordeste daquele país, destrui uma vila onde viviam estrangeiros. O Itamaraty não confirma ainda a morte de brasileiros no conflito.

Apesar dos relatos de testemunhas que falam que os ataques deixaram mortos, a embaixada do Brasil não tem nenhum registro oficial de vítimas brasileiras. A cônsul brasileira na Guiana Francesa, Ana Lélia Beltrame, esteve em Saint-Laurente, cidade vizinha a Albina, do outro lado da fronteira. Segundo o Itamaraty, Ana Lélia encontrou nove brasileiros feridos durante o conflito no principal hospital da cidade. Nenhum deles correm risco de morte, de acordo com o ministério.

Entre os sobreviventes encontrados pela cônsul brasileira está uma mulher que estava grávida de três meses e perdeu a criança. Segundo o relato, a mulher não apresentava ferimentos na barriga e os agressores poderiam não saber de seu estado.

No Response to "Ministra promete segurança aos brasileiros no Suriname"

Postar um comentário